21/09/2016
Mês do gaúcho é comemorado com Festejos Farroupilhas em Silveira Martins

Entre sexta e terça-feira (16 e 20) o município de Silveira Martins comemorou o mês do gaúcho com a realização dos tradicionais festejos artístico-culturais da Semana Farroupilha.

dscn1012

Na sexta-feira foi realizada uma “Tarde Cultural” no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Liberdade. Danças e apresentações artísticas de estudantes das escolas estadual Bom Conselho, municipal João Frederico Savegnago e Invernada Artística Gritos de Liberdade encantaram o público. A programação foi coordenada por professores e equipes diretivas das instituições de ensino. Após as apresentações, foi servido um “salchipão” com suco de uva para a gurizada. A programação da tarde foi encerrada com um divertido fandango animado pelo “Grupo Sanfona”.

No sábado (17) ocorreu a chegada da chama crioula, solenidade de abertura oficial, missa crioula celebrada pelo Monsenhor Arlindo Tomazi. Logo após foi servido um saboroso jantar. A noite foi encerrada com um tradicional baile gaúcho.

No domingo (18), o “Futebol de Bombacha” divertiu o público no Campo do Gaúcho. Vestidos de lenço e bombacha, atletas protagonizaram um torneio de futebol.

A segunda-feira (19) foi para recuperar as energias gastas na programação com a “Noite da Feijoada” no CTG. Além das tradicionais apresentações artístico-culturais.

Na terça-feira (20), a programação do dia do Gaúcho foi marcada por um delicioso almoço no CTG, o tradicional “Costelão Gaudério”.

A Semana Farroupilha é realizada, anualmente, em Silveira Martins, em homenagem ao mês do gaúcho. Festejos e apresentações artístico-culturais contam com a participação da comunidade e, de visitantes, simpáticos ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A realização dos Festejos Farroupilha é do CTG Invernada Artística Gritos de Liberdade com o apoio da Prefeitura Municipal de Silveira Martins, através das secretarias de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Eventos.