08/12/2016
Equipe do ESF apresenta peça teatral “Prevenção ao Alcoolismo”

Nesta quarta-feira (07), estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago assistiram a peça teatral “Prevenção ao Alcoolismo” realizada por integrantes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O teatro ocorreu pela manhã e à tarde no ginásio da instituição de ensino.

dscn2589-4

O teatro é uma adaptação da peça do professor baiano, Ediênio Farias, que traz uma reflexão sobre as drogas lícitas e ilícitas. “A realização do teatro é uma parceria entre a escola e o ESF, que busca sem gerar constrangimentos, por meio do recurso teatro, refletir sobre a importância de não ingerir bebidas alcoólicas”, explicou a coordenadora do ESF, enfermeira Marilei Inês Righi.

Além do teatro, estamos realizando um trabalho diferenciado por meio de uma pesquisa com os estudantes entre 12 e 19 anos a fim de verificar o nível de envolvimento de crianças e adolescentes com as bebidas alcoólicas, disse a agente comunitária de saúde Maria Elena Bernardes.

“Temos que ficar alerta. Pois o álcool, droga licita, é um problema que afeta o mundo inteiro. Ele atinge pessoas de todas as classes sociais prejudicando enormemente a nossa saúde e, a prevenção, é a melhor forma de combater seu uso”, observou a agente comunitária de saúde, Camila Pinheiro.

O consumo do álcool

Fonte: Brasil Escola

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.