Saúde - Segunda-feira, 16 de Março de 2020

Coronavírus - Nota Informativa Conjunta

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS  Coronavírus - COVID-19   A Secretaria Municipal de Educação informa que está em contato permanente com a AMCENTRO - setorial Educação, UNDIME e CONSED. Por hora os cuidados preventivos devem ser aplicados. A Secretaria de Saúde de nosso Município indica que as pessoas que estiverem apresentando os sintomas devem primeiramente fazer contato telefônico com a unidade de saúde para receber as orientações. AS DIREÇÕES DE ESCOLA FORAM ORIENTADAS A DIVULGAREM ESTAS ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO. Os contatos da unidade de saúde de nosso município: 3224-1122 / 99963-8468 / 99673-9780 Orientações: *Nota Conjunta CONSED/UNDIME que delibera ações conjuntas na prevenção da doença. * Nota conjunta com ações de prevenção da infecção humana pelo motivo Coronavirus - covid-19, das Secretarias de Saúde e de Educação do Estado do Rio Grande do Sul emitem ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HUMANA PELO CORONAVIRUS (COVID-19) DIRIGIDAS À COMUNIDADE ESCOLAR Medidas Institucionais: - Promover, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), ações de divulgação das medidas preventivas nas escolas; - Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar); - Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório; - Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado; - Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio); - Evitar compartilhamento de copos/vasilhas; - Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros; - Lavar regularmente os brinquedos com água e sabão; - Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas); - Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus (COVID-19); - Manter a atenção para indivíduos (alunos, profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades; - Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). Medidas Individuais (profissionais, alunos e responsáveis): - Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando não houver sujidade visível, pode-se usar as preparações alcoólicas (álcool gel, por exemplo); - Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies; - Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; - Aplicar a etiqueta respiratória: proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar; - Atentar à presença de febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Se estiverem presentes, procurar um serviço de saúde e seguir recomendações de afastamento; - O uso de máscaras por indivíduos sadios não representa, quando adotado de forma isolada, uma medida de prevenção. A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. Além disso, o uso da máscara sem a lavagem de mãos e a etiqueta respiratória pode prejudicar sua eficácia na redução do risco de transmissão.

notaoficial

Nota Conjunta Consed