Na Linha 6 Norte, os alunos e professores foram recebidos por Dona Antônia, momento que os educandos correlacionaram as narrativas do Seu Felin com o espaço. As festa são elementos culturais que transcrevem, por meio dos seus rituais, o cotidiano das comunidades rurais do município e, para os envolvidos, as festas possuem valor religioso e cultural. Neste contexto, a saída de campo englobou os objetivos do subprojeto Educação Patrimonial, pois, conversou-se sobre a valorização e manutenção do patrimônio material e imaterial, no caso as festas e os lugares (capelas e salões) de Silveira Martins. ( Fotos e texto - Ana Carla Lenz) Em virtude de existir diversos pontos de interesse para pessoas do município e visitantes, como: restaurantes, pousadas, agroindústrias, cachoeiras, balneários, vinícolas, mirantes e muitos outros atrativos o subprojeto Georreferenciamento, por meio do Sistema Global de Posicionamento (GPS), realizou com os alunos a marcação dos pontos visitados no dia 19 de Julho de 2019. ( Texto - Cesar De Davi). Os alunos transcreveram as experiências vivenciadas no dia 19/07/2019 para os seus diários de campo. Também, descobriram que: a) não existia brinquedos na época em que seu Felin era criança, a diversão era ao ar livre; b) que o Jogo de Bocha era praticado no “potreiro” com as pedras mais redondas encontradas no riacho Guarda-Mor; c) que a correspondência era realizada por cartas, as quais tinham que ser levadas e buscadas no correio de Silveira Martins; d) que o único meio de locomoção/transporte era o cavalo; e) que a parteira antes de ir realizar o parto, rezava um terço inteiro ajoelhada em frente ao capitel de Santa Ana, segundo seu Felin ela dizia “a criança não vai nascer antes de eu chegar”; f) que seu Felin por ser o irmão mais velho não estudou, pois tinha que ir trabalhar na lavoura. ( Texto e fotos - Ana Carla Lenz). FONTE: https://www.facebook.com/formacaocontinuadadeprofessoresdesilveiramartins/
Silveira Martins