A Secretária de Agricultura, Sra. Claudiane Bellocchio, e a Extensionista da Emater, Sra. Katiule Morais, estão realizando um monitoramento constante da estiagem que tem afetado parcialmente nosso município.
Durante visitas in loco às propriedades rurais, foi possível verificar que as lavouras enfrentam déficit hídrico, com algumas já apresentando perdas de produtividade.
De acordo com a Secretária, a situação no município está bastante dividida. Enquanto algumas regiões receberam três chuvas recentes, nos dias 24 e 31 de dezembro/2024, e 10 de janeiro/2025, outras localidades não têm registrado de precipitações desde o dia 24 de dezembro/2024.
Em relação à safra de soja, a boa janela de plantio foi um fator positivo. Muitas lavouras foram semeadas até a primeira quinzena de novembro, período considerado excelente para o aproveitamento da luminosidade. As chuvas até dezembro contribuíram para o bom estabelecimento das lavouras, com bom fechamento entre linhas, o que ajudou a manter uma maior umidade no solo.
Hoje, sexta-feira 17 de janeiro, temos uma previsão de chuva para o município, vamos manter a esperança de que ela chegue a quem precisa.
Reiteramos que, em parceria com a Emater, continuamos monitorando a situação de perto.
Telefones para contato:
Secretaria de Agricultura = 3224-4877 (Claudiane)
Emater = 3224-1166 (Katiule)
Silveira Martins