143 Anos de Imigração Italiana da 4ª Colônia.

• 19/05/2020
  • Geral

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS

Silveira Martins é conhecida como Berço da Quarta Colônia por receber as primeiras levas de imigrantes italianos da região central do estado do RS, dando início ao 4º Núcleo de Imigração Italiana do RS.

Foi em 19 de maio de 1877 que na localidade de Val de Buia chegaram as primeiras famílias provenientes do norte da Itália, principalmente da região do Vêneto para "Fazer a América".

Os primeiros imigrantes ficaram alojados no Barracão da Val de Buia, onde hoje se encontra o Monumento ao Imigrante, em comemoração ao centenário da imigração em Silveira Martins.

As famílias tiveram que lidar com enormes dificuldades. Os primeiros tempos implicavam traçar caminhos e derrubar o mato, tornando habitável um espaço praticamente despovoado.

O descaso do governo imperial e as saudades da terra natal faziam parte do cotidiano dos italianos, para piorar, os imigrantes tiveram ainda que lutar contra uma peste nas instalações improvisadas do Barracão. O barracão abrigou as primeiras famílias apenas do relento. Pois não havia higiene nem mesmo o mínimo de conforto nesse local, sendo que o que movia o italiano era a fé inquebrantável e a vontade de construir um futuro melhor para seus filhos.

Hoje podemos juntos relembrar essa história que completa seus 143 anos.

PARABÉNS SILVEIRA MARTINS, BERÇO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA DA QUARTA COLÔNIA

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço